quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"Meus cabelos estão caindo"!


Quem já não se queixou disso algum dia? Bem frequente, a queda de cabelos afeta bastante a qualidade de vida dos homens e das mulheres.
É um tema bem amplo, pois a queda de cabelo pode estar relacionada a várias condições. Vamos enumerar algumas mais comuns:

1. Queda de cabelos fisiológica - acontece devido ao ciclo normal dos cabelos: nasce, cresce e "morre". Como os fios estão em diferentes fases de evolução, existem períodos do ano em que se pode notar maior queda. O usual é que a cada dia caiam 50-100 fios.

2. Queda de cabelos devido a doenças agudas, internações recentes, acidentes, tratamentos quimioterápicos, dieta restritiva e rigorosa, pós parto.

3. Queda de cabelos secundária a doenças sistêmicas crônicas, como, por exemplo, a anemia ferropriva (por deficiência de ferro), doenças da tireóide (hiper ou hipotireoidismo), doenças renais, sífilis.

3. Queda de cabelos devida à dermatite seborréica do couro cabeludo (oleosidade, "caspa", áreas avermelhadas no couro cabeludo.

4. Queda de cabelos de padrão masculino ("entradas", "calvície") - relacionada à genética (herança poligênica) e devida à ação de hormônios derivados da testosterona no couro cabeludo.

5. Queda de cabelos de padrão feminino (rarefação de cabelos e fios finos na região da coroa, no couro cabeludo) - pode ter associação com hormônios androgênicos ("masculinos") produzidos na mulher, entre outras causas.

6. Queda de cabelos provocadas por alguns medicamentos para tratamento de doenças (hipertensão arterial, diabetes, distúrbios da coagulação, entre outras).

Portanto, para o diagnóstico da causa da queda é muito importante o exame dermatológico, a contribuição de exames complementares e a história clínica do paciente. Algumas vezes é preciso fazer biópsia do couro cabeludo e / ou o tricograma (exame específico do fios de cabelo) para melhor avaliação.