terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Alimentos que fazem bem para a pele


Para quem quer ter uma pele saudável, além da fotoproteção e dos cosméticos, deve-se lançar mão de bons hábitos alimentares.

As vitaminas e os minerais, entre outros nutrientes, são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e dão uma força para a manutenção de uma pele bonita.

Os antioxidantes eliminam ou minimizam o efeito de radicais livres, danosos para o colágeno e a elastina, fibras que dão suporte na pele e que são alteradas durante o processo de envelhecimento cutâneo.

Vamos conhecer alguns nutrientes e sua importânica na pele:

- Vitamina A (retinol) e betacaroteno (precursor da vitamina A) - ação na proliferação da epiderme e queratinização da pele. Os betacarotenos protegem do vermelhão causado pela radiação ultravioleta. Encontre a vitamina A nos ovos, leite enriquecido, fígado, peixes e o betacaroteno na cenoura, mamão, tomate, manga, damasco, espinafre.

- Vitamina C - ação antioxidante e participa da formação do colágeno. Encontre nas frutas cítricas, folhas verdes, tomate, morango.

- Vitamina E - ação antioxidante. Encontre nos cereais enriquecidos, nozes, leguminosas, sardinha.

- Ácidos graxos essenciais (ômega 3 e ômega 6) - ação em processos inflamatórios e na imunidade (defesa do organismo). Encontre nos óleos de peixe e óleos vegetais.

- Zinco - participa da cicatrização e na imunidade. Encontre na carne, peixes, mariscos, ovos, derivados lácteos.

- Selênio - antioxidante e pode proteger dos danos causados pela radiação ultravioleta excessiva. Encontre no atum, salmão, carne vermelha, gema do ovo, cereais, arroz integral, pão de trigo integral.

- Resveratrol - antioxidante. Encontre na casca das uvas coloridas, amendoim, vinho tinto e amoras.

- Aminoácidos, especialmente prolina e lisina - formação do colágeno. Encontre nos alimentos de origem animal (ovos, carne, derivados do leite), gérmen de trigo, leguminosas, amendoim.

Então, que tal combinar esses alimentos durantes as refeições diárias?

Brindando com uma taça de vinho tinto (que aprendemos ser um antioxidante!), desejo a todos Boas Festas! E que 2011 seja um ano de muitas alegrias!