domingo, 31 de julho de 2011

Alimentos e medicamentos que pioram as "espinhas"


A acne conhecida popularmente como "espinhas", é uma doença bastante frequente no nosso dia a dia. Quem já não teve "espinha" um dia? São poucos a responderem que nunca sofreram com isso.

A acne pode ter relação com casos na família e geralmente aparece na puberdade, intensifica-se na adolescência e, em alguns, persiste na vida adulta.

A associação de alimentos com a piora da acne vem sendo estudada. Os trabalhos mostram que o leite, especialmente o desnatado, e os alimentos de alto indice calórico, como pães, massas e doces refinados, podem piorar a "espinha". Quanto ao chocolate, ainda não se comprovou efeito direto na piora da acne, mas pode acontecer. Não parece haver relação de piora com amendoim ou nozes.

O estresse pode causar acne, assim como a exposição solar em excesso.

Existem medicamentos que podem piorar a acne, ou causar lesões de pele parecidas com espinhas (erupção acneiforme), como anabolizantes, corticoides, alguns anticoncepcionais, lítio, medicamentos contra convulsão - fenitoína, fenobarbital.

Atenção deve ser dada aos suplementos alimentares com vitaminas do complexo B (B1, B6, B12), usados como anti estresse, para unhas e cabelos e anti envelhecimento. Alguns cosméticos, hidratantes, protetores solares e maquiagens, com textura oleosa, podem exacerbar a acne.

Por isso, se você sofre com a acne, é importante consultar o dermatologista para receber tratamento adequado e usar os produtos mais indicados ao seu tipo de pele.