quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Micose na unha - não deixe ficar "um horror"

                                   


"Com esse calor que está aí, dá uma vontade de usar uma rasteirinha... Mas a minha unha está um horror!". Já ouvi isso de algumas mulheres.

E esse problema afeta os homens também, e alguns deixam ficar de um jeito tal, que só daí resolvem fazer uma consulta com o dermatologista. Ou quando se é barrado no "exame para a piscina".

A micose das unhas dos pés ou das mãos é um dos principais motivos de alterações ungueais. Causa problema estético e também pode levar à dor e à inflamação nos dedos.

O fungo que mais comumente afeta as unhas dos pés passa de pessoa para pessoa. Por isso, em locais em que se compartilha banheiros e piscinas, deve-se fazer o exame para identificar quem tem micose e tratar, para proteger outras pessoas dessa infecção. E na mesma casa, por vezes, há mais de uma pessoa infectada e todas devem ser tratadas.

Existem condições que predispõem à micose das unhas, como diabetes, deficiência do sistema imunológico, maior transpiração nos pés e nas mãos, trabalho em ambientes úmidos (como domésticas), atividades esportivas que causem maior trauma nas unhas, manicure/pedicure, idosos.

A comprovacão e a identificação do fungo são interessantes. Isso é feito com a coleta do material da unha em labarotório e o resultado pode levar 1 mês para sair.

O tratamento inclui mudança de hábitos, esmalte especifico e, a depender do caso, medicamentos tomados por via oral. Quanto mais acometida a unha, mais tempo se leva para tratar.

Como mudança de hábitos, vale lembrar:

- andar calçado em ambientes públicos, piscinas, academias
- secar os pés após o banho e, quem tem a unha descolada, deve secá-la com secador
- usar meias de algodão no lugar de sintéticas é melhor para absorver o suor
- alternar calçados fechados e fazer a higienização dos mesmos com freqüência
- observar se o calçado está apropriado ao esporte que pratica, pois o descolamento da unha pode ser causado por trauma durante a prática esportiva
- evitar remover cutículas ou os cantos das unhas, pois isso pode levar ao descolamento da unha
- ter o próprio material de manicure/pedicure ou usar descartável
- usar antitraspirantes quando se tem excesso de suor nos pés

A consulta ao dermatologista deve ser feita para descartar outras causas de alterações nas unhas que não a micose, como a psoriase, o líquen plano ou o descolamento traumático das unhas, entres outras.

Desejo a todos um Feliz Natal e 2013 com muita saúde!

Até lá!

Giselle Barros