terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Verruguinhas no pescoço e no tórax - por que surgem e como tratá-las?

Existem alterações na pele que são evidenciadas com o passar dos anos, como as manchas solares, as rugas, os cabelos brancos e algumas "verruguinhas" na face, no pescoço e no tórax.

Na maioria das vezes, essas "verrugas" são o que chamamos na Dermatologia de acrocórdons e queratoses seborréicas.

Não são verrugas propriamente ditas porque não são causadas pelo vírus HPV (papiloma vírus), mas podem ter aspecto verrucoso, áspero. E isso incomoda esteticamente, pode sangrar pelo atrito com colares, com a lâmina de barbear ou com o coçar.

Os acrocórdons são aquelas projeções de pele pequenas, algumas chegam a ficar penduradas no pescoço ou nas axilas, e podem ser encontradas em outras partes do corpo. Podem ter relação com a obesidade, resistência à insulina e pré-diabetes.


As queratoses seborréicas, apesar do nome sugerir, nada tem a ver com a oleosidade da pele. Em geral, há uma predisposição genética para seu surgimento. A lesão inicial pode ser uma mancha acastanhada, confudida com mancha solar, e pode se tornar áspera e escura. É importante a consulta ao dermatologista em alguns casos pela semelhança com câncer de pele inicial ou melanoma. Podem surgir em qualquer parte do corpo.

Essas alterações na pele são benignas e costumam ter tratamento simples, com crioterapia (nitrogênio líquido - aquela fumacinha gelada), eletrocoaulação (bisturi elétrico), laser ou aplicação de ácido, a depender do caso.

Vale lembrar que não é aconselhável tentar remover essas lesões em casa, com lâmina, tesoura ou com aquele aparelho da propaganda ("points"). Faça uma avaliação com o dermatologista, que dará o diagnóstico preciso e o tratamento mais indicado para seu caso.