domingo, 24 de fevereiro de 2013

Peeling químico - o que você precisa saber


Peeling químico consiste na aplicação de um produto na pele com o objetivo de gerar uma agressão química e reparação para melhorar a textura, manchas, melasma, espinhas e suavizar rugas. Pode ser superficial, médio e profundo, a depender de que camadas são atingidas do tecido cutâneo. Desses, o superficial é o mais aplicado no consultório.

Alguns dos produtos usados para peeling são ácidos usados em casa para os cuidados do rosto, mas a concentração deles no peeling é bem maior. O peeling de ácido retinóico, por exemplo, é comumente aplicado a 5%, enquanto que as concetrações mais usadas em cremes de ácido retinóico de uso noturno são de 0,025% a 0,05%.

O peeling químico superficial é um aliado nos cuidados da pele com acne, melhora a textura da pele e manchas. Após a sessão, a pele pode ficar com uma leve vermelhidão. Os cantos do nariz e da boca são mais sensíveis e podem ficar irritados. A descamação se inicia, em geral, após 2-3 dias e em 7-10 dias a pele está reparada. A descamação pode ser maior ou menor a depender da sensibilidade da pele ao peeling, do preparo da pele antes do procedimento e do tipo de ácido aplicado. Os cuidados da pele após o peeling devem ser orientados pelo dermatologista. O sol deve ser evitado até que a pele esteja recuperada e o uso de protetor solar é obrigatório! O intervalo para a próxima sessão pode variar de 1 a 4 semanas e deve ser avaliado pelo médico.

O peeling médio gera uma agressão mais profunda na pele, incomoda mais durante a aplicação, com ardor, e a pele fica bem vermelha e vai escurecendo ao longo dos dias. A descamação é mais evidente, pode formar crostas. Serve para melhorar manchas solares e suavizar rugas, mas não se aplica em qualquer tipo de pele.

O peeling profundo é pouco usado, atualmente, porque é feito em ambiente hospitalar, sob sedação, agride bastante a pele, causa dor e a recuperação pode levar um mês. O resultado no rejuvenescimento após a aplicação é muito bom, mas hoje temos à disposição outros tratamentos com mais conforto ao paciente durante e após a sessão.

O peeling químico deve ser feito por profissional habilitado, no consultório. Hoje em dia vemos muitas propagandas oferecendo peelings em pacotes de compras coletivas, feito por profissionais não capacitados. E por conta disso, tem sido comum receber no consultório pacientes com queimaduras e manchas pós peeling. Tomem cuidado e escolham bem quem vai cuidar da sua pele!