quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aviso aos viajantes: alguns insetos em hotéis podem causar bolinhas vermelhas na pele!




Viajar é maravilhoso! Mas às vezes não trazemos apenas boas recordações dos lugares onde passamos... E uma coisa chata que pode acontecer é o surgimento de lesões inchadas e vermelhas na pele, com coceira, após ter sido picado por "bed bugs" - percevejos de cama.

Esses percevejos ficam escondidos em frestas de paredes, colchão, móveis de madeira e rodapés, entre outros lugares, e saem preferencialmente à noite para se alimentar de sangue humano. Se aproveitam de áreas expostas na pele e ali injetam sua parte bucal em busca dos capilares sanguíneos, sem causar desconforto. Sua saliva pode causar alergia na pele e o desenvolvimento de bolinhas vermelhas com coceira, que podem estar próximas umas às outras formando um cordão, por onde o bichinho passou e se alimentou.

Mas as picadas desses percevejos transmitem doença? Não está comprovado cientificamente ainda. Existem estudos que mostram que esses insetos podem abrigar alguns vírus, bactérias e protozoários. O vírus da Hepatite B pode persistir por semanas nesses percevejos, que seriam considerados fontes de transmissão em potencial.

Dá uma aflição pensar nessas picadas, né? Mas já atendi alguns pacientes com lesões sugestivas desses percevejos, Cimex lectularius, que haviam viajado aos Estados Unidos. Quando fui à Nova Iorque há 1 ano, tal era o meu receio de sofrer essas picadas. Ao consultar opinões acerca de hotéis para hospedagem no site "Trip Advisor", verifiquei que alguns usuários compartilharam essas picadas por bed bugs após terem ficado em determinados hotéis.

O aumento da infestação urbana por esses percejevos nos EUA nas últimas décadas tem motivado medidas de controle da infestação, bem como na Europa e na Austrália. E os bichinhos não existem apenas "no estrangeiro" não! No Brasil, também existem percevejos de cama e devemos ficar atentos a eles nas nossas casas, nos estabelecimentos comerciais e nos hotéis.

Enquanto isso, fica a dica para avaliar o local onde você ficará hospedado (os relatos de outras pessoas ajudam!) e consultar um dermatologista caso se notem lesões na pele após a viagem.

Fonte:
- Os Cimicídeos e sua importância em Saúde Pública. Rev. Saúde Pública vol.24 suppl.0 São Paulo 1990
- Cimex lectularius. Dermatology Online Journal 5(1):6
- http://en.wikipedia.org/wiki/Bed_bug
- http://www.cdc.gov/nceh/ehs/Publications/Bed_Bugs_CDC-EPA_Statement.htm

domingo, 14 de abril de 2013

Criolipólise - uma nova opção para tratar a gordurinha localizada



Como alguns pacientes vêm me questionando sobre essa novidade, resolvi escrever um pouco sobre o tema.

A criolipólise é o tratamento da gordura localizada através do congelamento. As células de gordura ficam sob temperatura de até -10oC por alguns minutos (dependendo da área, 45min a 1 hora) e isso leva à morte celular.

A região a ser tratada, como o pneuzinho da barriga, por exemplo, é sugada por uma ponteira que resfria a pele - incluindo a gordura daquele local. Após o tempo de procedimento, consegue-se identificar bem a área submetida ao resfriamento, que fica mais endurecida (congelada) e vermelha. Em poucos minutos, a pele vai voltando à temperatura normal e fica inchada por alguns dias. Pode ficar roxa, dependendo da quantidade de gordura e da área trabalhada na sessão. Pode-se sentir dormência na pele, que regride após alguns dias. Após 2-3 meses, com a remodelação do tecido subcutâneo, consegue-se observar redução da gordura em até 20-25%, segundo alguns trabalhos científicos. É um procedimento pouco doloroso e não necessita de anestesia ou sedação.

Esse tratamento surge como opção à cirurgia de lipoaspiração nas pessoas que querem reduzir a gordura localizada e não desejam se submeter a um ato cirúrgico sob anestesia. O resultado é melhor para quem faz exercício físico, segue uma dieta saudável e se incomoda com aquele excesso de gordura localizado, difícil de sumir. Se após a primeira sessão não se obtiver o resultado desejado, pode-se submeter a um novo tratamento no mesmo local, num intervalo de 6-8 semanas.

Quem tem urticária ao frio (um tipo de "alergia") ou outras doenças desencadeadas pelo frio (crioglobulinemia, por exemplo), cicatrizes ou hérnias no local em que deseja fazer o tratamento ou está grávida não pode fazer esse procedimento.

Tudo o que é novo merece ser avaliado com cautela. E na busca de tentar soluções para a gordura localizada e a celulite, a cada dia surgem mais opções. Mas nada é milagroso, gente!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

"Como clarear axilas e virilhas?"

 
 
Antes de partir para o tratamento para clarear essas áreas, é importante responder à pergunta: por que minhas axilas e virilhas estão escuras?

Vou enumerar algumas causas mais comuns:

1. Atrito - ocorre bastante nas pessoas que estão acima do peso, em que os braços e as pernas, mais roliças, se atritam com os movimentos, causando escurecimento da pele

2. Traumatismo - ao se usar aparelho de barbear nas axilas e na virilha, pode-se causar irritação da pele e seu escurecimento posterior

3. Dermatite irritativa ou alérgica - alguns métodos de depilação com cera ou com produtos químicos podem irritar a pele e levar à pigmentacao da área; há inflamações na pele causadas por alergia ao desodorante

4. Acantose nigricante - é uma alteração na pele em que se nota a superfície da pele mais grossa, áspera e acastanhada. Ocorre nas pessoas que tem resistência à insulina, diabetes, obesidade.

Depois de descobrir a causa, podemos partir para algumas opções de tratamento:

1. Diminuir o atrito da pele, através da perda de peso, da hidratação com cremes e do uso de roupas que impeçam o contato direto entre as coxas, por exemplo

2. Tratar a alergia, quando houver, e afastar o agente causador.

3. Fazer avaliação hormonal com endocrinologista nos casos de acantose nigricante e controlar a diabetes.

4. Passar em consulta com o dermatologista, que poderá indicar cremes com clareadores, entre eles o ácido retinóico, ácido glicólico, ácido kójico, alfaarbutin, hidroquinona, entre outros.

5. Parar de depilar com lâmina de barbear, cera ou cremes depilatórios. Deve-se optar pelo tratamento dos pelos com laser. Existem diversas modalidades de depilação a laser disponíveis hoje em dia, como laser alexandrita, laser de diodo e luz intensa pulsada. É importante escolher bem o profissional que vai fazer o procedimento para evitar queimaduras na pele. Existem diferenças entre alguns tratamentos quanto ao número de sessões.

Como estamos no outono, essa é uma boa época para se iniciar esse tratamento, já que a pele não pode estar bronzeada. E o laser pode ajudar a clarear a pele!