quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Você está cuidando das suas mãos?


Dizem que se descobre a idade da pessoa ao analisar o pescoço e as mãos dela.

Na verdade, os sinais do tempo são mais visíveis nesses locais, em parte, porque nos esquecemos de cuidar deles. Focamos nossos creminhos e o protetor solar no rosto e negligenciamos essas outras áreas.

Falando sobre as mãos, o que podemos fazer para conservá-las bonitas e saudáveis? Vamos a algumas dicas:

1) Cremes hidratantes - alguns hábitos do dia a dia levam ao ressecamento das mãos, como a higiene das mãos ao longo do dia, o contato com produtos de limpeza nas atividades domésticas etc. Daí, vem a importância do uso de cremes hidrantes repetidas vezes. Tenha um no carro, no escritório, no criado mudo, no banheiro, na bolsa, enfim, procure espalhar os cremes onde você estiver para ter sempre um por perto e renovar a hidratação da pele durante o dia e à noite. Pele hidratada é mais bonita e protegida.

2) Protetor solar - sim, nas mãos também! A pele das mãos também sofre com a radiação ultravioleta. Vocês já devem ter percebido que algumas pessoas tem aquelas manchas acastanhadas no dorso das mãos. Os pacientes chamam de mancha senil, da idade. Na verdade, o Sol contribuiu muito para elas. Portanto, tenha o hábito de passar e repassar o protetor solar nas mãos ao longo do dia. Existem cremes hidratantes para as mãos com protetor solar (pelo menos FPS 30). Assim você trata dois objetivos com um só produto.

3) Luvas de proteção - existem lojas que vendem luvas com os dedinhos de fora, com comprimento até o punho ou até o antebraço, com protetor solar adicionado ao tecido. Acho uma boa, especialmente para usar ao dirigir. O vidro do carro não filtra a radiação UVA. Assim, as luvas são uma proteção.

4) Cuidados com as unhas - as unhas também envelhecem. Ao longo do tempo podem ficar ressecadas, frágeis, com descamação e ondulações. Não há como cuidar das mãos sem cuidar delas. Use cremes hidratantes, óleos, evite uso contínuo de esmalte, use removedor de esmalte no lugar da acetona. O dermatologista pode indicar bases fortalecedoras e suplementos para as unhas, se necessários.

5) Tratamentos feitos por dermatologistas e cremes com ativos para rejuvenescimento - alguns cremes prescritos por dermatologistas melhoram a textura das mãos. Existem tratamentos para melhorar o aspecto das mãos feitos no consultório, como luz intensa pulsada, laser e peelings químicos para manchas e preenchimento com produtos para devolver volume à pele do dorso das mãos. Consulte o seu médico para saber o mais indicado para você.

Vamos acrescentar esse cuidado na nossa rotina!

Um abraço 
Giselle Barros
Dermatologista com residência Na UNICAMP
CRM126424/ RQE33797
Atua na Clínica Dr David Uip - tel 3087-8144
email: ggiselles@gmail.com