domingo, 7 de setembro de 2014

"Candidíase na região genital é uma doença transmitida pelo sexo?"

     
         Nessa semana uma paciente veio ao consultório com queixas de prurido na região genital, com muito incômodo, sem corrimento expressivo. A região estava bastante irritada. Conversando, ela me contou que 3 dias antes tinha iniciado um tratamento com antibiótico por conta de uma cirurgia. Juntando as queixas + história clínica+ exame físico, fiz a hipótese de candidíase vaginal. Tratou e em poucos dias seus sintomas sumiram!

       Mas não é uma doença só das mulheres não. Esses dias também veio um senhor com muita irritação e vermelhidão na virilha, com muito prurido. Havia feito tratamento há uns meses com vários antibióticos por conta de uma inflamação na próstata. Fiz o diagnóstico de candidíase cutânea e melhorou bastante com o tratamento. 

          Quão comum é a candidíase! Cerca de 75% das mulheres irão apresentar ao menos 1 episódio dessa doença na região genital ao longo da vida!

       Ela é causada por um fungo do gênero Candida. Esse fungo pode ser encontrado como um habitante normal da mucosa vaginal em 5-30% das mulheres. Em algumas situações específicas, ele aumenta a quantidade e começa a causar sintomas - corrimento tipo "leite talhado", coceira e vermelhidão na pele. Vejam quais são:

- Uso de antibióticos - altera o equilíbrio que há entre bactérias do intestino, região genital e o fungo Candida. Nessa situação, ele vence, prolifera e começa a causar sintomas. 

- Manter a região genital molhada ou úmida e abafada - tinha um professor na faculdade que brincava que as mulheres tinham que andar de mini-saia e sem calcinha para reduzir as chances de candidíase. Claro que não vou fazer apologia a isso, mas o que ele queria dizer é evitar roupas apertadas, sintéticas e que abafem a região genital. O melhor é usar roupas íntimas de algodão, manter a pele da região genital seca e arejada e usar roupas frouxas.

- Determinada época do ciclo menstrual

- Gravidez

- Diabetes 

- Imunidade baixa

       Muitos acham que a candidíase genital é uma doença trasmitida pelo sexo. Não necessariamente! Durante a manifestação dos sintomas é possível transmitir sim para o (a) parceiro(a) e é ideal voltar a ter relações sexuais apenas quando tiver terminado o tratamento. Mas como vimos acima, existem várias situações que podem desencadear a doença sem nada ter a ver com a relação sexual. Não julguem mal seu parceiro ou parceira por conta disso! :)

         O tratamento deve ser prescrito pelo médico, que avalia o caso, faz o diagnóstico diferencial com outras doenças com sintomas parecidos e indica o antifúngico adequado, seja oral ou de uso local.

          Uma coisa antiga que pode aliviar um pouco os sintomas da candidíase até você passar com o médico é fazer banhos de assento com bicarbonato de sódio. Dissolva 1 colher de sopa em 1 litro d'água e faça o asseio da região genital 2 vezes ao dia.